O consumidor final e as estratégias para incrementar os hábitos de consumo de algodão são o foco do debate que a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) protagonizou hoje (25), no segundo dia de programação da 22a edição do Clube da Fibra, evento realizado pela FMC Agrícola que, este ano, acontece no Grand Hyatt Hotel, no Rio de Janeiro-RJ. Dentre os elos da cadeia produtiva, representados no painel, o setor de exportações, da indústria e da moda. Esta última, uma das prioridades cada vez mais evidentes da Abrapa, desde que a associação lançou, em outubro do ano passado, o movimento Sou de Algodão.
O painel "Sou de Algodão: da prateleira ao campo" foi mediado pelo presidente da Abrapa, Arlindo de Azevedo Moura, e começou com uma explanação do representante da Markestrat e consultor da Abrapa, Luciano Thomé e Castro, que apresentou alguns dos pontos mais importantes do diagnóstico feito pela empresa para lastrear o Sou de Algodão. Essa pesquisa abrangeu a indústria têxtil e de confecções além do consumidor no ponto de venda, traçando perfis e os percentuais de consumo dentre eles, e nos subgrupos que os compõe.
Seguiu-se à apresentação um "bate-papo" sobre o consumo do algodão brasileiro nos mercados interno e externo, a indústria têxtil e a relação da fibra com a moda no país. Os convidados foram o vice presidente da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), Henrique Snitcovski, o presidente emérito da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções, Rafael Cervone, e o criador e fundador do São Paulo Fashion Week, Paulo Borges.
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
Dia 24/05
19h: Coquetel
19h30: Semeando e Cultivando a vida, juntos
Ronaldo Pereira: Presidente FMC América Latina
20h30: Jantar
Dia 25/05
9h: Abertura Oficial
9h15: Painel Abrapa: Plano estratégico de fomento do mercado consumidor
10h45: Coffee Break
11h15: Painel FMC:
Juntos, à conquista de mais um hectare - Marcelo Magurno
Momento Inovação - Marketing FMC
Sou Prima Classe - Erica Rodrigues
Produza e Celebre com a FMC - Marketing FMC
13h: Almoço
Painel: Sustentabilidade do Negócio em Cenários Políticos & Econômicos Turbulentos
14h30: Macroeconomia - Marco Maciel Bloomberg
15h: Cenário Político - Kennedy Alencar
15h30: Gestão de negócio
16h: Reflexos no Agronegócio - Roberto Rodrigues
16h30: Debate
17h: Encerramento
19h: Noite Carioca
Dia 26/05
10h30: Palestra: a Vida que vale a pena ser vivida
Prof. Dr. Clóvis de Barros Filho
12h30: Almoço
19h: Celebração: 20 anos do Clube da Fibra
Show Especial: Daniel