Voltar

Abapa pleiteia redução do custo da energia elétrica à agricultura irrigada

23 de Maio de 2017











​Na última quinta-feira, 18/05, o presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e da Câmara Temática de Insumos Agropecuários (CTIA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Júlio Cézar Busato, reuniu-se em Salvador com os gestores da Unidade de Clientes Corporativos da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), Paulo Medeiros e Bruno Matos,  para tratar sobre as elevadas tarifas cobradas pelas concessionárias de energia elétrica sobre as atividades agrícolas. A CTIA pleiteia a ampliação do horário reservado às atividades de irrigação, aos sábados, domingos e feriados nacionais.


Segundo Busato, que também é vice-presidente da Abrapa, a reunião foi produtiva e a Coelba garantiu que tentará viabilizar o atendimento à solicitação. "A Coelba vai trabalhar em duas frentes; a primeira é fazer um projeto para avaliar o valor da diferença nas contas de irrigação da Bahia, fazendo o horário reservado, e a segunda é encaminhar à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) a solicitação para que seja autorizado", afirmou.


A realização dessa reunião seguiu a orientação do Ministério de Minas e Energia (MME), pois ficou a cargo das entidades de classe levar as reivindicações às concessionárias e permissionárias de energia elétrica dos seus respectivos estados. Na Bahia, a Abapa e a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) ficaram responsáveis pela negociação com os dirigentes da Coelba. Também participaram da reunião, o presidente da Aiba, Celestino Zanella e o do Superintendente de política do Agronegócio da Seagri, Guilherme Bonfim.





Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter