Voltar

Crise no setor de carnes foi pauta da reunião-almoço na FPA

23 de Março de 2017

As consequências da Operação Carne Fraca foram a tônica das discussões na reunião-almoço da terça-feira (22/03), na Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), evento que conta sempre com a participação da Abrapa. Os erros, tanto na forma de comunicar os resultados da ação, quanto no próprio conteúdo revelado pela Polícia Federal, causaram pânico generalizado na nação, desde a última sexta-feira (17/03), e trazem desdobramentos graves para a economia brasileira. Por isso mesmo, segundo os parlamentares – com o apoio de diversos setores do agro – além da pecuária, demandam medidas de redução de danos.


O presidente da FPA, o deputado Nilson Leitão, propôs a realização de uma audiência pública para discutir o modelo brasileiro de controle sanitário. “Embora a nossa inspeção tenha o reconhecimento interno e externo, pode haver espaço para o seu aperfeiçoamento. É isso que nós queremos debater de maneira democrática e transparente com a cadeia produtiva e os interessados nesse tema”, afirmou.


Os parlamentares pretendem, dentre outras ações, organizar uma missão de deputados às 21 indústrias acusadas, cobrar medidas enérgicas com relação à forma equivocada com que a PF divulgou o assunto, e responsabilizar os culpados. Os prejuízos causados pela divulgação irresponsável das informações da operação Carne Fraca ainda não podem ser quantificados, mas representarão um grande retrocesso em todas as conquistas que o país levou anos para alcançar no mercado internacional.


Os impactos da crise da carne não se restringem ao setor de bovinos, aves e suínos, e devem atingir em cheio também os produtores de grãos, dentre os quais os de algodão, fornecedores de caroço para a indústria de alimentação animal. Lembrando, ainda que, pelo modelo de matriz produtiva diversificada que caracteriza o produtor do cerrado, responsável pela quase totalidade do algodão produzido hoje no Brasil, o cotonicultor, geralmente, é também produtor de outros insumos para a pecuária, como soja e milho.


Na reunião, outros temas foram abordados, como as questões da Reforma da Previdência, da Legislação Trabalhista, da Terceirização e da venda de terras para estrangeiros.

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter