• Áreas
  • Qualidade
  • SBRHVI – Programa Standard Brasil HVI

SBRHVI – Programa Standard Brasil HVI

O programa Standard Brasil HVI (SBRHVI) é a síntese do compromisso da Abrapa com a qualidade da análise de algodão no Brasil. Foi lançado em 2016, durante a conferência da International Cotton Association (ICA), em Liverpool, na Inglaterra, e tem como objetivo garantir o resultado de origem e, consequentemente, dar credibilidade e transparência para os resultados das análises por instrumentos de alto volume HVI realizadas pelos laboratórios de classificação instrumental que operam no Brasil. Sua criação representou um salto de credibilidade para o algodão brasileiro. Atualmente, 83% da produção de algodão do Brasil tem transparência completa dos resultados de análise de HVI, graças à adesão dos produtores ao programa.

A tecnologia, aceita comercialmente no mundo todo, é capaz de chegar mais longe que o olho humano e registra características intrínsecas e extrínsecas da pluma que influenciam no preço e definem se o produto atende às exigências de cada comprador:

Os Participantes do SBRHVI possuem diversos benefícios. Primeiramente, têm acesso às estatísticas de qualidade da fibra de algodão que produzem ou adquirem. Além disso, podem participar de um programa de qualidade que é comparável aos principais programas de qualidade de fibra de algodão do mundo. Os fardos de algodão dos participantes são classificados em Laboratórios que seguem critérios internacionais, garantindo a conformidade das análises.

Os participantes também têm acesso a um Banco de Dados que contém informações estratégicas sobre a qualidade e a origem dos fardos de algodão, que podem ser compartilhadas com terceiros.

Outro benefício é a possibilidade de montar lotes de fardos de algodão com base nas características intrínsecas e extrínsecas. Por fim, os Laboratórios têm a oportunidade de operar de acordo com as normas e critérios nacionais e internacionais de classificação instrumental de HVI.

 

...