• Áreas
  • Sustentabilidade
  • ABR-UBA – Algodão Brasileiro Responsável para Unidades de Beneficiamento de Algodão
  • Critérios e pilares do programa ABR-UBA

Critérios e pilares do programa ABR-UBA

Lançado na safra 2020/2021, o programa Algodão Brasileiro Responsável para Unidades Beneficiadoras de Algodão (ABR-UBA), certifica o elo industrial da cadeia produtora, que até a referida safra estava fora do processo de melhoria contínua.

O protocolo visa a padronização de processos de segurança, utilização de recursos e eficiência operacional. As UBAS brasileiras que optam por aderir ao ABR UBA são auditadas anualmente e, se o cumprimento mínimo exigido pelo programa for comprovado, o volume beneficiado e seus processos recebem a certificação.

O programa ABR UBA se propõe a:

  • Promover a evolução progressiva das boas práticas sociais, ambientais e econômicas;
  • Melhorar continuamente a gestão sustentável das unidades de beneficiamento;
  • Disseminar entre os associados os pilares da sustentabilidade.

O protocolo de certificação está dividido em oito critérios, que atendem as exigências da legislação brasileira, além das boas práticas industriais, e estão distribuídos em 173 requisitos de certificação:

Critério 1. Contrato de Trabalho 

Critério 2. Proibição de Trabalho Infantil 

Critério3. Proibição de Trabalho Análogo ao Escravo  

Critério 4. Liberdade de Associação Sindical 

Critério 5. Proibição de Discriminação de Pessoas 

Critério 6. Segurança, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente do Trabalho (NR31) e Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos (NR 12)

Critério 7. Desempenho Ambiental 

Critério 8. Boas Práticas 

Os critérios têm como princípios fundamentais:  a responsabilidade social, ambiental e boas práticas industriais

ABR-UBA Critérios

Social:

O pilar social é o DNA do programa ABR, desde seu primeiro escopo voltado para as fazendas, ele representa a maior parte dos requisitos do protocolo. Nessa temática o programa tem um forte apelo as questões ligadas a saúde, bem-estar e segurança do trabalhador na operação de máquinas (NR12), além de máxima proteção visando a redução de acidentes de trabalho.

Ambiental:

O ABR UBA por ser a etapa industrial da cadeia do algodão, tem grande preocupação com o gerenciamento de resíduos gerados no processo produtivo, isso é evidenciado através dos requisitos do protocolo que garantem que as unidades participantes estejam cumprindo com as melhores práticas relacionadas ao descarte correto dos resíduos gerados pelo beneficiamento. Por se tratar de uma atividade que atua com grande gasto de energia, os participantes são direcionados pelo protocolo a adotar meios para o uso consciente das fontes de energia.

Boas práticas industriais:

Como as usinas são indústrias dentro das fazendas, o protocolo de certificação incluiu cuidados com a parte elétrica previstos na Norma Regulamentadora 10 (NR 10), vasos de pressão (NR 13), prevenção de incêndios (NR 23) . Além das normativas oficiais que balizam os processos industriais, o ABR UBA traz para os participantes praticas que os auxiliam na gestão eficiente e padronização dos processos.

ABR-UBA Pilares de Sustentabilidade