Todos os terminais que aderirem ao programa ABR-LOG passam pelo processo de auditoria externa conduzida por um órgão certificador independente credenciado pela Abrapa. O protocolo de certificação (PC) contém 127 itens, divididos em 08 critérios:
1. Contrato de Trabalho;
2. Proibição de Trabalho Infantil;
3. Proibição de Trabalho Análogo ao Escravo;
4. Liberdade de Associação Sindical;
5. Proibição de Discriminação de Pessoas;
6. Segurança, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente do Trabalho;
7. Desempenho Ambiental
8. Boas Práticas de Estufagem.
Os critérios têm como base os três pilares da sustentabilidade: social, ambiental e governança.
Social: É preciso cuidar das pessoas, e o pilar social é o DNA do programa ABR-LOG, ele representa a maior parte dos requisitos do protocolo. Pensando em responsabilidade social, o Programa ABR LOG atua como uma ferramenta de gestão para os terminais retro portuários. Nessa temática o programa tem um forte apelo as questões ligadas a direitos fundamentais, boas práticas trabalhistas, condições dignas de trabalho, além do zelo com a saúde, bem-estar e segurança do trabalhador.
Ambiental: O pilar ambiental do ABR-LOG tem grande preocupação com o gerenciamento de resíduos gerados nos terminais, isso é evidenciado através dos requisitos do protocolo que garantem que o terminal esteja cumprindo com as melhores práticas relacionadas ao descarte correto dos resíduos gerados. O uso eficiente da água e da energia elétrica também são verificados.
Governança: Governança no ESG se refere às práticas de liderança, transparência, responsabilidade e ética dentro de uma empresa. Isso inclui a composição do conselho de administração, políticas de remuneração, transparência nas comunicações e a capacidade da empresa de gerenciar riscos e oportunidades relacionados a questões sociais e ambientais. Em resumo, governança no ESG é sobre como uma empresa é gerida e supervisionada em termos de responsabilidade.