Organização responsável pelo maior programa de sustentabilidade do algodão em escala global (o Better Cotton Standard). Sem fins lucrativos, a Better Cotton foi criada em 2005 com sede em Genebra (Suíça). Sua missão é estimular a adoção de práticas sustentáveis no cultivo do algodão ao redor do mundo.
Buscando respostas à pergunta “o que torna o algodão sustentável?”, a Better Cotton identificou sete aspectos fundamentais: proteção fitossanitária, uso da água, saúde do solo, biodiversidade, qualidade da fibra, trabalho digno e gestão.
Percebeu que quando o agricultor toma cuidados em cada um desses itens, o resultado é uma safra mais sustentável. Partindo disso, elaborou o Better Cotton Standard, um protocolo com itens que, cumpridos, garantem que o algodão foi cultivado de forma responsável. Nasceu, assim, em 2009, o maior programa de certificação socioambiental da cadeia produtiva do algodão no mundo.
A parceria entre Better Cotton e Abrapa
Muitos dos critérios adotados no protocolo ABR são iguais aos exigidos pela Better Cotton. Esses quesitos foram identificados e se percebeu que o programa brasileiro tinha mais itens de verificação que a certificação internacional.
A partir de 2013, Abrapa e Better Cotton instituíram uma parceria em que os agricultores brasileiros certificados pelo protocolo ABR tornam-se automaticamente aptos a pleitear o ‘selo’ Better Cotton. Na prática, a fiscalização, a auditoria e toda a documentação que o produtor brasileiro apresenta durante o processo de certificação do ABR são validados pela Better Cotton.
A parceria deu certo e desde 2013 o Brasil tem sido o país que mais produz algodão Better Cotton no mundo. Em dez anos de cooperação, o volume de Better Cotton produzido em fazendas brasileiras aumentou 153%, passando de 750 mil toneladas em 2012/13 para 1,9 milhão de toneladas em 2022/23.
Em âmbito global, 22 países, incluindo o Brasil, contribuíram para a produção de 5,4 milhões de toneladas de algodão Better Cotton na temporada 2022/23. Com isso, hoje 22% de toda a pluma cultivada no mundo tem certificação socioambiental.