Voltar

Abrapa e Anea entregam os primeiros certificados ABR Log em Santos

18 de Agosto de 2023

Em uma cerimônia com participação de representantes dos principais terminais retroportuários que operam com algodão no país, a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e a Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea) entregaram os primeiros quatro certificados aos terminais que se habilitaram ao programa Algodão Brasileiro Responsável para Terminais Retroportuários de Algodão, ABR-LOG. A solenidade de certificação foi realizada em Santos/SP, na sede da Associação Comercial de Santos (ACS). Na ocasião, além da entrega dos certificados, Abrapa e Anea detalharam o programa para o público presente, que pôde tirar dúvidas sobre as etapas envolvidas no programa. A meta inicial para o ABR-LOG é que 30% da pluma embarcada, na safra 2022/2023, sejam estufados em terminais com a chancela ABR-LOG.


As primeiras empresas certificadas foram a S. Magalhães & Essemaga – que teve seus terminais de Alemoa e Guarujá chancelados pelo programa –, a Hipercon Terminais de Carga, de Santos, e a Louis Dreyfus Company (LDC), com terminal em Cubatão/SP. Todas as companhias passaram por auditoria de terceira parte, entre os dias 31 de julho e três de agosto. No período comercial de 2023/2024, a empresa Control Union foi credenciada como a responsável pelas auditorias do ABR-LOG. As três primeiras empresas certificadas integram um total de 17 terminais que realizam as operações de estufagem de contêineres com fardos de algodão no país. O objetivo das entidades envolvidas no programa é certificar todos eles.


O programa


O ABR-LOG é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em parceria com a Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), e faz parte do escopo do programa Cotton Brazil, de promoção da fibra brasileira no mercado internacional, que é fruto da parceria entre Abrapa, Anea e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A exemplo do ABR, voltado para a certificação das fazendas que cultivam a commodity, e do ABR-UBA, que abrange as Unidades de Beneficiamento de Algodão, o ABR-LOG também é um programa de certificação socioambiental, com ênfase adicional na qualidade. O foco é o elo responsável pelo recebimento dos fardos, armazenagem, estufagem do contêiner, até o embarque. Seu objetivo é contribuir para a melhoria de todo o processo de exportação do algodão, garantindo eficiência e preservando a integridade dos fardos até o destino.


Desafios


“Estamos na iminência de colher uma grande safra de algodão, e, levando-se em consideração que, das mais de três milhões de toneladas de pluma, apenas 700 mil toneladas ficarão no Brasil, temos o desafio de exportar esse excedente. Queremos fazer isso da melhor maneira possível, garantindo a qualidade do processo, desde o embarque dos fardos no caminhão, na fazenda, passando pelo terminal retroportuário e chegando até o cliente”, explica o presidente da Abrapa, Alexandre Schenkel.


Segundo Schenkel, os terminais do Porto de Santos, de onde saem 97% das exportações com a pluma do Brasil, são prioridades para a meta dos produtores de assumir a liderança mundial nas exportações, em curto prazo. “O Brasil se tornou um grande player do mercado, e exporta algodão o ano inteiro. Agora, somos, de fato, representativos no mercado internacional de algodão, no qual a qualidade é fundamental. Este requisito começa pela pesquisa científica, passa pelas fazendas, pelo beneficiamento e, agora, teremos outro importante instrumento de controle, desta vez, nos portos”, afirma.


Diferencial


Em sua fala na cerimônia, o presidente da Anea, Miguel Faus, ressaltou a importância do Porto de Santos nas exportações brasileiras. “Somos o segundo maior exportador de algodão do mundo. Nosso primeiro concorrente são os Estados Unidos. A questão é que eles escoam o produto deles por cinco portos e nós fazemos 97% dos embarques através de um único porto, o de Santos. Por isso, é natural que as certificações tenham começado por aqui”, diz Faus. Ele acredita que, no futuro, ter a qualidade e os padrões socioambientais atestados pelo ABR-LOG se tornará um grande diferencial do algodão brasileiro. “Vai ser quase um requisito mínimo para as transações”, projeta.


Para o diretor de operações da Hipercon, Fábio Cury, receber a certificação ABR-LOG foi motivo de orgulho. “Foi uma honra termos percorrido todo esse processo com a Abrapa e a Anea, através do Cotton Brazil. Acreditamos que isso eleva o nível de qualidade e de segurança de toda a cadeia logística. O ABR-LOG, com certeza, vai beneficiar a imagem do algodão brasileiro, na medida em que melhora a logística do produto. A Hipercon sempre investiu muito em qualidade, meio ambiente, pessoas, e em segurança. O certificado será um algo mais, pois nos aponta oportunidades de melhoria”, concluiu.


Luiz Henrique Magalhães, diretor da S. Magalhães, disse que o ABR-LOG é uma sinalização muito boa. “Nós estamos muito distantes dos locais de produção. O programa mostra que o produtor está preocupado com a etapa do porto. A iniciativa vai abrir um canal de comunicação muito importante entre nós. O algodão brasileiro ganhará mais espaço e nós esperamos estar juntos, crescendo com os produtores”, afirmou Magalhães, que, na sequência, recebeu os representantes do Cotton Brazil em seu terminal, em Alemoa, onde pôde apresentar o processo de recebimento de cargas, armazenagem e estufagem do contêiner.


Para Carlos Freitas, diretor comercial da AG Surveyors, empresa de inspeção e certificação credenciada pela International Cotton Association (ICA), e que conduziu esta etapa no processo de certificação dos terminais pelo programa ABR-LOG, a padronização promovida pelo programa será fundamental para a melhoria da logística de algodão no Brasil. “O ABR-LOG veio para conscientizar os terminais da importância da padronização dos serviços. Quando você uniformiza a operação e todos os terminais trabalham com os mesmos procedimentos, tudo fica mais claro e fácil, e temos qualidade e agilidade para atender aos anseios do comprador final, com o algodão chegando no destino nos padrões esperados”, afirmou Freitas, que foi homenageado na cerimônia.


Podem aderir ao programa ABR-LOG, de forma voluntária, todos os terminais de estufagem de containers de algodão do Brasil. Os terminais interessados em se habilitar em 2023 podem entrar em contato com o Departamento de Sustentabilidade da Abrapa pelo email gestor.sustentabilidade@abrapa.com.br.


17.08.2023
Imprensa Abrapa
Catarina Guedes – Assessora de Imprensa
(71) 98881-8064
Monise Centurion – Jornalista Assistente
(17) 99611-8019

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter