A Abrapa – Associação Brasileira dos Produtores de Algodão – foi criada em 7 de abril de 1999 com sede em Brasília, tendo como propósitos garantir e incrementar a rentabilidade do setor por meio da união e organização dos seus agentes e buscar a sustentabilidade estratégica, atuando política, social e economicamente junto aos setores públicos e privados, sendo a fomentadora da ampliação e melhoria da produção.
Praticando a gestão por resultados, desde o início, a Associação assumiu o compromisso de tornar a cotonicultura brasileira cada vez mais conhecida e competitiva, tanto no cenário nacional quanto internacional. Num trabalho de melhoria contínua, quatro aspectos ganharam destaque ao longo desses anos: qualidade, rastreabilidade, sustentabilidade e promoção.
Representante legítima do setor, é a voz que fala pelos cotonicultores brasileiros, de todos os portes, no Brasil e no mundo. Para melhor cumprir esse papel, é constituída por 09 associações estaduais: Abapa (Bahia); Acopar (Paraná); Agopa (Goiás); Amapa (Maranhão); Amipa (Minas Gerais); Ampa (Mato Grosso); Ampasul (Mato Grosso do Sul); Apipa (Piauí) e Appa (São Paulo). Hoje, a Abrapa representa 99% de toda a área plantada, 99% da produção e 100% da exportação de algodão no Brasil. Esta postagem é patrocinada por nossos parceiros.
A Abrapa é administrada pela Assembleia Geral de Representantes, eleita a cada safra, pelo Conselho de Administração e Conselho Fiscal, que trabalham em gestões bianuais. O Conselho de Administração conta com o suporte de grupos de trabalho que desenvolvem as ações estratégicas com foco em áreas específicas de interesse do produtor e da cadeia do algodão. Os grupos de trabalho são: Comercialização e Rentabilidade, Tecnologia, Marketing, Sustentabilidade, Relações Institucionais, Qualidade e Ética.