Pesar - Um dos precursores do trabalho de promoção internacional do algodão brasileiro nos deixou nesta semana. A Abrapa e diversas entidades do mundo do algodão expressaram seu pesar pelo falecimento de Andrew Macdonald, na quarta-feira (26). Macdonald, que ainda estava ativo em diversos órgãos, inclusive representando o Brasil, foi presidente da International Cotton Association (ICA), coordenou diversas missões internacionais do algodão brasileiro e dentre os reconhecimentos em vida que ele mais se orgulhava estavam a condecoração da Ordem do Império Britânico (OBE) concedida pela rainha da Inglaterra e o título de “Personalidade do Algodão”, agraciado pela Abrapa em 2003. Descanse em paz, Andrew.
- Destaque da Semana – O mercado recuou um pouco esta semana, puxado pelo mercado financeiro internacional. A partir de hoje até a manhã do dia 7/Fev, os mercados estarão fechados na China durante as celebrações do ano novo Chinês.
- Algodão em NY – O contrato Mar/22 fechou ontem (Quinta) a 121,65 U$c/lp (-1%). Referência para a safra 2021/22, o contrato Dez/22 fechou a 98,83 U$c/lp (-0,2%).
- Preços - Ontem (27/01), o algodão brasileiro estava cotado a 139,50 U$c/lp (queda de 150 pts) para embarque em Fev-Mar/22 (Middling 1-1/8" (31-3-36) posto Ásia, fonte Cotlook). Para o embarque Out-Nov/22, o indicador era cotado a 114,25 U$c/lp (alta de 50 pts).
- Altistas 1 – O número de contratos a fixar pelas fiações continua muito alto (12 milhões de fardos precisam ser fixados até meados de Junho).
- Altistas 2 – O relatório semanal de vendas de exportação dos EUA mostrou mais uma vez vendas fortes e embarques fracos. As vendas (de mais de 500 mil fardos) foram 300% do ritmo semanal necessário para cumprir as estimativas, enquanto os embarques (202 mil fardos) ficaram em 50% do volume semanal necessário.
- Baixistas 1 – O FMI divulgou seu World Economic Outlook de janeiro, indicando que o crescimento global deve desacelerar de 5,9% em 2021 para 4,4% em 2022 e ser ainda mais baixo em 2023: 3,8%.
- Baixistas 2 - Os gargalos logísticos estão distorcendo o quadro de oferta e demanda, uma vez que enquanto falta algodão no destino, existem estoques disponíveis na origem. Essa distorção tende a se ampliar mais com a entrada das safras 2022 do hemisfério sul (Brasil e Austrália).
- Paquistão - Atenta à baixa produtividade na safra de algodão, a All Pakistan Textile Mills Association (APTMA) está em pé de guerra com o governo local. Os órgãos públicos estariam dificultando a liberação de variedades de alto rendimento, por serem produzidas por empresas privadas.
- China 1 - A China Cotton Association (CCA) divulgou sua pesquisa de intenções de plantio 2022/23 em 11 províncias, que colocou a área de algodão em 2,87 milhões de ha (queda de 0,4%).
- China 2 - O Brasil liderou o fornecimento de algodão à China em dezembro, contribuindo com 64% do total importado pelo gigante Asiático no mês.
- China 3 - No fechamento de 2021, entretanto, o Brasil ficou em 2o lugar entre os fornecedores de algodão para a China, com 30% do total. Em 1o lugar ficaram os EUA, com 38,7% do total importado pelo gigante Asiático.
- Índia 1 - A indústria têxtil indiana corre contra o tempo para convencer o governo a incluir a suspensão de imposto sobre algodão importado no orçamento federal a ser publicado em 1º de fevereiro.
- Índia 2 - A Índia aparece novamente como o segundo maior comprador de algodão americano nesta semana, com 64 mil fardos. Na semana passada, mencionamos que produtores Indianos estavam inseguros com o real tamanho da safra atual do país.
- África 1 - O case bem sucedido de melhoria na qualidade do algodão brasileiro foi um dos temas apresentados nesta quarta pela Abrapa a 15 países africanos em evento da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
- África 2 - Desde 2009, a Abrapa coopera com o continente africano, levando a experiência brasileira para impulsionar o desenvolvimento do setor algodoeiro em Benin, Burquina Faso, Chade e Mali.
- Agenda - Na próxima Terça-feira, 01/Fev iniciará o ano novo Chinês. Este será o ano do Tigre no extremo Oriente. Feriado geral no país semana que vem.
- Exportações - O Brasil exportou 162,6 mil tons de algodão nas três primeiras semanas de jan/22.
- Semeadura 2021/22 - Até ontem (27/01): BA (84%); GO (86%); MA (86%); MG (85%); MS: (100%); MT: (69%); PI (100%); PR (100%); SP (90%). Total Brasil: 74% plantado.
- Preços - Consulte tabela abaixo
Este boletim é produzido pelo Cotton Brazil, programa da Abrapa. Contato: cottonbrazil@cottonbrazil.com