Voltar

Abrapa participa de Dia de Campo sobre sustentabilidade, em Goiás

21 de Junho de 2024

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Alexandre Schenkel, esteve presente na apresentação das mais recentes tecnologias e práticas que impulsionam de maneira sustentável a produção da pluma, durante o 21º Dia do Algodão, realizado em 21 de junho, na sede do Instituto Goiano de Agricultura (IGA), em Montividiu (GO). O evento, organizado pela Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa), reuniu produtores, especialistas e empresas do setor, proporcionando um ambiente significativo para atualização técnica e troca de conhecimentos entre os participantes.


“Goiás se destaca na cotonicultura nacional, ocupando posição de vanguarda na produção e exportação da fibra, devido às condições climáticas favoráveis ao cultivo e outros fatores que contribuem para sua alta produtividade e qualidade da fibra”, disse Schenkel, que destacou ainda que o dia de campo proporcionou um ambiente ideal para o networking e facilitou a formação de parcerias estratégicas para o avanço do setor.


Em 2024, Goiás deverá colher 60,8 mil toneladas de algodão, o que representa 1,7% da produção nacional, consolidando o estado como o sexto maior produtor do país nesse setor. Os agricultores goianos plantaram uma área de 30,9 mil hectares, e a produtividade esperada é de 1.969 kg de pluma/ha.


A programação da Agopa, uma das associadas da Abrapa, incluiu diversas atividades estruturadas para compartilhar conhecimentos especializados. Entre as palestras técnicas, destacaram-se temas como a seleção de cultivares avançadas para aumentar a produtividade e melhorar a qualidade da fibra, conduzida pelo renomado consultor Wanderley Oishi, da Cotton Consultoria Agronômica.


Outro ponto de destaque foi a estação dedicada ao desenvolvimento de práticas agrícolas sustentáveis, com ênfase na integração da biologia do solo para otimização da produtividade, conduzida por Augusto Silva, sócio-diretor da Libertas Agronegócios e diretor do Instituto Brasileiro de Agricultura Sustentável (IBA). Além disso, Rosângela da Silva, pesquisadora da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, compartilhou abordagens inovadoras para o manejo sustentável de nematoides na cultura do algodão.


A feira de expositores, que acompanhou as atividades do evento, permitiu que empresas parceiras apresentassem suas tecnologias e serviços especializados, fortalecendo o intercâmbio de conhecimentos e o desenvolvimento do mercado algodoeiro. “O evento reafirmou seu papel para a promoção de inovações e práticas sustentáveis no setor, consolidando Goiás como um importante polo produtor e disseminador de conhecimento no setor”, afirmou o presidente.

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter