A agenda de compromissos da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa) na Europa foi concluída com saldo positivo. A programação integra o planejamento de ações internacionais do programa Cotton Brazil para 2024 e teve como principal pauta difundir as iniciativas de rastreabilidade do algodão brasileiro e as práticas responsáveis de produção.
De 22 a 23 de abril, a delegação brasileira esteve em Bruxelas (Bélgica) e de 24 a 25 de abril participou da Kingpins Show, feira setorial de denim realizada em Amsterdã (Países Baixos). O grupo brasileiro reuniu oito representantes da Abrapa, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea).
Em Bruxelas, a equipe se reuniu com a International Wool Textile Organisation (Organização Internacional de Têxteis de Lã). Na pauta, a união de forças na defesa das fibras naturais como alternativa mais sustentável em relação às sintéticas.
Para se atualizarem sobre as últimas mudanças e os debates atuais nas legislações europeias que podem afetar a cotonicultura brasileira, a comitiva da Abrapa se reuniu com adidos agrícolas brasileiros que atuam na Europa. A agenda incluiu ainda uma reunião no escritório da Apex-Brasil em Bruxelas e um encontro com o Embaixador do Brasil na capital belga, Pedro Miguel Costa e Silva.
“Nosso intuito foi compreender mais a fundo as regulamentações da União Europeia para o comércio externo e avaliar o impacto para o nosso setor. Queremos nos preparar ainda mais para os novos requisitos globais de sustentabilidade e responsabilidade na produção de algodão”, observou Alexandre Schenkel, presidente da Abrapa.
Em seguida, a delegação seguiu para Amsterdã, capital dos Países Baixos, onde participou da Kingpins Show, evento exclusivo segmentado na indústria do denim. Realizada anualmente com edições em Nova York, Hong Kong, Hangzhou e Amsterdã, a feira reúne um público qualificado. Entre os convidados, estão entusiastas da moda, empresários, investidores e profissionais da indústria do jeans.
Neste ano, o Cotton Brazil organizou um estande onde um dos atrativos foi mostrar aos visitantes como é feita a certificação socioambiental do algodão brasileiro. Além disso, por meio de QR Code, o público rastreou em tempo real roupas feitas com a pluma brasileira – acompanhando a jornada da matéria-prima desde o plantio da semente até o guarda-roupa.
Gestor de sustentabilidade da Abrapa, Fabio Carneiro foi um dos membros da comitiva brasileira e, de acordo com ele, o ponto alto da participação na feira foi a transparência. “O que mais cativou as pessoas foi ver que é possível saber a história daquela peça de roupa até chegar ao consumidor final. O sistema brasileiro de rastreabilidade mostra que estamos abertos a esse diálogo com um público cada vez mais exigente”, analisou Carneiro.
Outro atrativo foi o monitor instalado no estande exibindo o desfile do movimento Sou de Algodão – iniciativa da Abrapa que promove o algodão brasileiro no mercado nacional – na SPFW – que celebrava os 150 anos do denim, em novembro de 2023.
O Cotton Brazil é a iniciativa que representa toda a cadeia produtiva do algodão brasileiro em escala global. Foi idealizado e é desenvolvido pela Abrapa desde 2020 em parceria com a Apex-Brasil e apoio da Anea. Atualmente, o Brasil é o terceiro maior produtor mundial e o segundo maior exportador de algodão. No ano comercial 2023/24 (agosto de 2023 a julho de 2024), a projeção da Anea é que sejam exportadas 2,57 milhões de toneladas de pluma brasileira.