Voltar

Certificadora de algodão da Inditex diz não ver evidências contra produtores do Brasil

Proprietária da Zara disse que auditoria não encontrou problemas em três fazendas brasileiras acusadas de desmatamento e grilagem

24 de Abril de 2024

Um grupo que certifica a sustentabilidade e as práticas trabalhistas relacionadas ao algodão usado pela Inditex, proprietária da Zara, disse na terça-feira que uma auditoria independente não encontrou problemas em três fazendas brasileiras acusadas por uma ONG de desmatamento e grilagem de terras.


As alegações da Earthsight contra a Better Cotton levantaram preocupações para empresas como a Inditex e a H&M depois que a ONG disse que elas estavam usando em seus produtos algodão oriundo destas fazendas, comprado por meio de fornecedores na Ásia.


A Inditex solicitou à Better Cotton, sediada em Genebra, a maior certificadora do mundo de algodão sustentável, que esclarecesse seu processo de certificação e o progresso de suas práticas de rastreabilidade, em resposta às informações recebidas da Earthsight.


Os varejistas de roupas sofrem pressão dos consumidores e ativistas para vender produtos com menos impacto ambiental.


A Better Cotton, que foi criada por empresas e vários grupos sem fins lucrativos, incluindo o World Wildlife Fund, afirma que seu objetivo é apoiar práticas sustentáveis de manejo de solo e de água, e o respeito às leis trabalhistas.


Leia mais em: https://forbes.com.br/forbesagro/2024/04/certificadora-de-algodao-da-inditex-diz-nao-ver-evidencias-contra-produtores-do-brasil/

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter