Voltar

ABR-LOG é apresentado em reunião na Anea

13 de Dezembro de 2023

O passo a passo para a habilitação no programa Algodão Brasileiro Responsável para Terminais Retroportuários de Algodão, ABR-LOG, executado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) em parceria com a Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), teve seus resultados de implantação apresentados nesta terça-feira, dia 12 de dezembro, durante a reunião on-line do Grupo de Trabalho (GT) de Logística da Anea.


Atualmente, seis terminais retroportuários localizados em Santos, Guarujá, Cubatão, Salvador e Rondonópolis estão certificados no programa. Eles passaram por um processo de auditoria externa conduzida por um órgão certificador independente credenciado pelas entidades idealizadoras. No período comercial de 2023/2024, a empresa Control Union foi credenciada como a responsável pelas auditorias do ABR-LOG com um protocolo de certificação (PC) composto por 127 itens que devem ser observados nos terminais. Eles estão organizados em 8 critérios.


De acordo com o gestor de sustentabilidade da Abrapa, Fábio Carneiro, o foco do programa é preservar a integridade dos fardos até seu destino final.  Desta forma, o ABR-LOG contribui para a melhoria do processo de exportação do algodão, desde o recebimento dos fardos nos terminais, armazenagem, estufagem do contêiner, até o embarque. “O ABR-LOG também é um programa de certificação socioambiental, com ênfase adicional na qualidade. Objetivo é que os fardos cheguem sem avarias, danos físicos e sujeira, atrelado a critérios mínimos de respeito social e ambiental”, disse.


 

O que é o ABR-LOG


O ABR-LOG é uma iniciativa da Abrapa, em parceria com a Anea, e faz parte do escopo do programa Cotton Brazil, de promoção da fibra brasileira no mercado internacional, que é fruto da parceria entre Abrapa, Anea e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter