Com presença de todas as estaduais, a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) dedicou os dias 19, 20 e 21 às suas reuniões estatutárias, nas quais são apresentados e aprovados resultados dos programas estratégicos da instituição, o que a permite planejar as ações futuras, partilhando as informações de forma precisa e transparente com todas as associadas.
De acordo com a Gerente Financeiro da Abrapa, Francisco Alves e Lima Júnior, a reunião do Conselho Fiscal, realizada na terça-feira, acontece a cada seis meses. Nela, são feitas as demonstrações financeiras, e a empresa auditora de terceira parte, no caso, a Ernst & Young, submete as suas conclusões referentes ao primeiro semestre, à aprovação do Conselho. “É uma abordagem administrativa e pragmática, essencial para a associação”, explica.
Na quarta-feira, foi a vez do Conselho de Administração da entidade se reunir. Na pauta, o desempenho de projetos importantes que já estão em andamento, e uma prévia daqueles que ainda estão por vir. Dentre os tópicos discutidos, o balanço do Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro - Certificação voluntária/autocontrole – Mapa, que foi considerado “muito positivo”, pelos conselheiros.
“Foram demonstrados os números de adesões, até agora. Considerado o fato de este ser o primeiro ano de implantação da certificação oficial, o que estamos vendo nos dá um indicativo muito interessante”, diz Silmara Ferraresi, Diretora de Relações Institucionais da Abrapa. Dentre os dados apresentados, o percentual de Unidade de Beneficiamento de Algodão (UBAs) participantes, que corresponde a 37% das unidades ativas nesta safra, além dos cerca de 340 inspetores treinados.
“Este programa tem sido citado pelo Ministério e por entidades de diversas cadeias produtivas do agro, como um caso de sucesso”, pontuou Marcio Portocarrero, Diretor Executivo da entidade. A mesma reação positiva dos presentes na reunião se deu com a apresentação dos números do Congresso Brasileiro do Algodão (14º CBA), que acontece no próximo ano. “A comercialização das áreas de exposição superou rapidamente os 90% e a Abrapa teve que abrir uma área adicional. Tudo leva a crer que teremos um congresso com números recordes, mais uma vez”, antecipou.
O dia mundial do algodão, celebrado em 08 de outubro, também teve destaque na pauta. Nesta edição, a Abrapa definiu como tema “O algodão me inspira”, e uma série de iniciativas baseadas neste mote estão sendo construídas pelas estaduais. No Brasil e no mundo, um extenso cronograma de eventos comemorativos está agendado.
Assuntos como o lançamento do sistema de rastreabilidade – com um app desenvolvido especialmente para isso – além de mudanças estruturais no Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA), também foram tratados e em breve a Abrapa divulgará os novos passos. Com a realização da Assembleia Geral Extraordinária do Conselho de Representantes da Abrapa, a entidade finalizou a agenda de reuniões estatutárias, na quinta-feira (21).
21.09.2023
Imprensa Abrapa
Catarina Guedes – Assessora de Imprensa
Monise Centurion – Jornalista Assistente
(17) 99611-8019