Em mais uma visita ao Mato Grosso, nesta semana, a Abrapa concluiu o giro pelo maior estado produtor de algodão do país. Em quatro dias, dirigentes da entidade estiveram em Rondonópolis, Sorriso, Campo Novo dos Parecis, Lucas do Rio Verde e Campo Verde.
Em reuniões com cotonicultores vinculados à Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão (Ampa), o presidente da Abrapa, Júlio Cézar Busato, o vice-presidente, Alexandre Schenkel, e o diretor-executivo, Marcio Portocarrero, falaram sobre os projetos que vêm sendo desenvolvidos para o reconhecimento e a valorização da pluma brasileira nos mercados interno e externo - Movimento Sou de Algodão e Cotton Brazil, respectivamente. Também abordaram os programas da Abrapa voltados à qualidade da fibra (SBRHVI) e à sustentabilidade da produção e do beneficiamento (ABR e ABR-Uba).
"Essas visitas às regiões produtoras também têm o objetivo de ouvir os produtores das associações estaduais, suas dúvidas e sugestões. Temos que nos unir cada vez mais", afirma Busato. No começo de maio, a Abrapa esteve em unidades produtivas e laboratórios de classificação nas cidades de Primavera do Leste, Campo Verde, Sapezal e Cuiabá.