Voltar

Relatório de Safra

06 de Julho de 2021

Cresce adoção de boas práticas pelos produtores brasileiros de algodão


Cresce adoção de boas práticas pelos produtores brasileiros de algodão


Volume certificado com selo ABR equivale a 81,3% da safra 2020/2021


A cada safra, cresce o comprometimento dos cotonicultores brasileiros com a sustentabilidade. No atual ciclo, 81,3% da produção - o equivalente a 2 milhões de toneladas da pluma  – receberão o certificado de Algodão Brasileiro Responsável (ABR) pela adoção de boas práticas sociais, ambientais e econômicas, contra 75% no período anterior. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (6) pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).


O programa ABR atua em benchmarking com a Better Cotton Initiative (BCI), entidade suíça que promove a produção de algodão sustentável no mundo e reúne, em seu conselho, grandes marcas como Nike, Adidas, Ralph Lauren, Levis e H&M. De acordo com o relatório global da BCI de 2020, publicado na última semana, o Brasil ampliou sua participação no mercado de Better Cotton de 36% para 38%, consolidando a posição de maior fornecedor mundial de algodão responsável.


O país também continua sendo campeão em produtividade de algodão em condições não irrigadas do mundo, com previsão de 1.793 Kg de pluma/hectare para a temporada 2020/2021. O volume é 89% superior à média dos Estados Unidos,  segundo colocado no ranking mundial.  "Na safra atual, 92% da nossa área cultivada depende exclusivamente da água da chuva. O Brasil é sustentável e competitivo ao mesmo tempo", afirma o presidente da Abrapa, Júlio Busato.


Confira a íntegra do Relatório de Previsão de Safra de Sustentabilidade – 2020/2021 da Abrapa:


Relatório de Previsão de Safra de Sustentabilidade – 2020.2021 - 30.06.2021

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter