Voltar

Vietnã e Indonésia sugerem intercâmbio técnico com Abrapa

25 de Junho de 2021

A troca de informações, em uma espécie de intercâmbio técnico, pode ampliar ainda mais o crescente comércio de algodão entre cotonicultores brasileiros e a indústria têxtil do Vietnã e da Indonésia. A sugestão esteve presente em dois webinars realizados nesta semana pela Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa) na rodada de eventos Cotton Brazil Harvest 2021 Roundtable.


"Queremos apoiá-los a encontrar mais compradores. Para isso, é fundamental que o produtor brasileiro possa ter mais informações técnicas sobre a tecnologia de fiação usada no Vietnã", propôs Nguyen An Toan, presidente da Vietnam Cotton and Spinners Association (VCOSA).


No atual ano comercial, que começou em agosto de 2020 e segue até o mês que vem, o Vietnã já ampliou em 25% os volumes comprados de algodão brasileiro – passando de 298 mil toneladas, em 2019/20, para as 371 mil toneladas atuais. Num recorte de dez anos, o comércio exterior entre os dois países é 28 vezes superior, já que em 2010/11 o volume importado foi de 13 mil toneladas de pluma.


"A praticamente cada cinco fardos exportados pelo Brasil, um tem como destino final o Vietnã. Em todos os cinco primeiros meses de 2021, o Vietnã esteve entre os três maiores importadores do algodão brasileiro", informou o presidente da Abrapa, Júlio Cézar Busato.


Quarto maior importador de algodão no mundo, a Indonésia também destacou o potencial do intercâmbio de informações técnicas com o Brasil. "Podemos e queremos ser treinados para processarmos ainda melhor a fibra brasileira. Quanto mais soubermos do algodão brasileiro, mais iremos consumi-lo", declarou Michelle Tjokrosaputro, presidente da indústria têxtil indonésia Dan Liris.


No ciclo 2010/11, o mercado indonésio adquiriu 97 mil toneladas da fibra brasileira. Dez anos depois, o volume aumentou quase 94%, chegando a 189 mil toneladas.


Cotton Brazil Harvest 2021 Roundtable é uma série de webinars realizado pelo programa de promoção internacional do algodão brasileiro, o Cotton Brazil. Idealizado e coordenado pela Abrapa, ele recebe apoio direto da Associação Nacional de Exportadores de Algodão (Anea) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).


A última edição da mesa redonda virtual ocorre nesta terça (29), na Índia. Além de Vietnã e Indonésia, a Abrapa realizou rodadas de negócios com Bangladesh, Turquia, Paquistão e Coreia do Sul.

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter