Voltar

Abrapa e Mapa acertam detalhes para criação de uma certificação oficial da fibra

21 de Maio de 2021

A implementação do Programa de Certificação de Conformidade Oficial do Algodão Brasileiro está na reta final. O assunto foi tema de reunião da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, nesta quinta-feira (20).  Participaram o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, José Guilherme Tollstadius Leal, e o Diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, Glauco Bertoldo.


Durante o encontro, foram tratados os últimos detalhes do projeto de estruturação de uma certificação oficial por parte do Ministério da Agricultura, que permitirá a consolidação da boa imagem do algodão brasileiro no mercado internacional.  Essa será uma garantia de identidade, qualidade e segurança dos resultados das análises do algodão realizadas pela rede de laboratórios privados, sob supervisão da Abrapa, através do programa Standard Brasil HVI (SBRHVI).


Segundo Júlio Busato, presidente da Abrapa, a certificação oficial proporcionará ainda maior confiabilidade ao programa de qualidade do algodão brasileiro, consolidado há quatro anos a partir da implantação de um moderno e bem equipado laboratório central - o Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA) -, responsável pela orientação aos laboratórios e checagem das análises de classificação.


"A certificação atenderá às exigências dos mercados interno e externo e garantirá a credibilidade necessária para que o algodão brasileiro seja reconhecido como um dos melhores do mundo, levando junto a certificação/licenciamento socio-ambiental dos programas ABR/BCI e o sistema de rastreabilidade (SAI) que já garante a identificação de todos os fardos de algodão produzidos pelos cotonicultores brasileiros", avalia. O Ministério da Agricultura deve publicar, nos próximos dias, portaria instituindo a certificação.

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter