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Indústria têxtil da Indonésia participa do encontro virtual Cotton Brazil Outlook

12 de Março de 2021

Indonésia é o sexto maior importador do algodão brasileiro no mundo e participou da série de eventos online que visa o estreitamento de relações comerciais entre Brasil e o mercado asiático


Continuando a série de encontros virtuais em torno do algodão brasileiro, Cotton Brazil Outlook, foi a vez da indústria têxtil da Indonésia conhecer mais sobre a qualidade da nossa fibra. O evento aconteceu no dia 4 de março e foi promovido pela iniciativa Cotton Brazil, da Abrapa (Associação Brasileira de Produtores de Algodão), em parceria com Anea (Associação Nacional dos Exportadores de Algodão) e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o apoio da Embaixada do Brasil em Jacarta, e da API, associação têxtil do país.


Os eventos têm acontecido desde dezembro de 2020 e já promoveram encontros com indústrias da China, Índia, Vietnã, Coreia do Sul, Turquia, Bangladesh e Paquistão. Na ocasião, autoridades e especialistas do segmento nacional são reunidos com empresários do ramo têxtil locais, que recebem informações valiosas sobre a pluma brasileira, suas características e dados sobre a última safra com o objetivo de estreitar relações comerciais. No último ano, cerca de 200 mil toneladas de algodão foram exportadas para indústrias da Indonésia, sendo que atualmente o país é o 6º maior importador de algodão brasileiro.


Após uma introdução de Marcelo Duarte, Diretor de Relações Internacionais da Abrapa, e do vice-presidente da Abrapa, Alexandre Schenkel, o embaixador do Brasil em Jacarta, José Amir da Costa Dornelles, lembrou da importância do evento como oportunidade de demonstrar a competitividade do produto brasileiro. "O mercado da Indonésia absorve 10% de toda a exportação de algodão brasileiro. A embaixada brasileira em Jacarta está orgulhosa em apoiar a iniciativa Cotton Brazil e em trabalhar para a expansão desta importante parceria entre Brasil e indústria têxtil da Indonésia", disse.


Em seguida, Abhay Agarwal, o presidente do Comitê de Comércio Internacional da API - Textile Association of Indonesia - e diretor de negócios da Sritex Group, fez uma breve apresentação sobre o cenário da indústria têxtil do país, que conta com mais de 1.500 indústrias entre fiações, tecelagens, malharias e confecções, tinturarias e outras. "A relação calorosa construída entre API e Abrapa criará um acesso fácil ao algodão de alta qualidade do Brasil para os usuários de algodão da Indonésia e fornecerá um mercado lucrativo para os produtores de algodão brasileiros", mencionou.


O 6º maior importador de algodão brasileiro


A Indonésia é uma importante parceira do algodão brasileiro, sendo o sexto maior importador da nossa fibra.  No país do sudeste asiático é grande a aceitação do produto nacional, com participação de mercado de 34% em 2019/20.  Os dados parciais de 2020/21 são ainda melhores, mostrando que o algodão brasileiro já representa 42% das compras externas da Indonésia.


O webinar contou também com as apresentações de Júlio Cézar Busato, Presidente da Abrapa; Edson Mizoguchi, Gestor de Qualidade da Abrapa; Carlos Moresco, produtor de algodão brasileiro; Henrique Snitcovski, Presidente da Anea; e Marcelo Duarte, Diretor de relações internacionais da Abrapa.


Sobre Cotton Brazil


Cotton Brazil é uma iniciativa que nasce no final de 2020 para promover o algodão brasileiro no mercado global, depois de 20 anos de constante inovação, pesquisa e investimentos em aprimoramentos do setor.


Capitaneada pela Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), em parceria com Anea (Associação Nacional dos Exportadores de Algodão), Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Cotton Brazil pretende levar o Brasil à liderança global nas exportações de algodão através de ações como marketing digital com site em nove idiomas e redes sociais; marketing de relacionamento; eventos técnicos e promocionais; inteligência de mercado; missões com compradores e vendedores; pesquisas de mercado e parcerias estratégias com entidades e organizações nos compradores.  Para coordenar de forma mais efetivas estas ações e fomentar um estreitamento nas relações com os clientes Asiáticos, a Abrapa conta com um escritório em Singapura.


Para saber mais, acesse: www.cottonbrazil.com

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