A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, Abrapa, iniciou um giro pelas principais regiões produtoras da fibra no país. As visitas, lideradas pelo presidente da entidade, Júlio Cézar Busato, têm o objetivo de atualizar as associações estaduais e ouvir sugestões sobre os projetos que a Abrapa vem desenvolvendo na busca de mercados e na valorização da pluma do algodão brasileiro, para melhorar a rentabilidade dos produtores e dos associados.
A rodada começou pela Associação Maranhense de Produtores de Algodão, Amapa, na última quinta-feira (04). Em reunião com o presidente e o vice-presidente da Amapa, Eduardo Logemann e Aurélio Pavinato, Busato focou nos programas de promoção comercial do setor: Sou de Algodão, voltado ao mercado interno, e Cotton Brazil, destinado ao mercado externo. Após o encontro de trabalho, os três visitaram lavouras de algodão da região.
Ainda neste semestre, o presidente da Abrapa pretende visitar as 10 associações regionais que integram a entidade: Abapa (Bahia); Acopar (Paraná); Agopa (Goiás); Amapa (Maranhão); Amipa (Minas Gerais); Ampa (Mato Grosso); Ampasul (Mato Grosso do Sul); Apipa (Piauí); Appa (São Paulo) e Apratins (Tocantins). Juntas, elas representam 99% de toda a área plantada, 99% da produção e 100% da exportação de algodão no Brasil. "A ideia é nos unirmos e nos integrarmos cada vez mais, em prol do desenvolvimento do setor", destaca Busato.