Iniciativa criada pela Abrapa alcançou 390 marcas que utilizam a fibra natural em 70% ou mais na composição de cada peça
Lançado em 2016, o Movimento Sou de Algodão, que visa estimular o consumo da matéria-prima na indústria da moda e promover o consumo consciente, engajou entre setembro e novembro deste ano um total de 79 novos parceiros, chegando à marca de 390 empresas que acreditam na iniciativa. As marcas Lez a Lez, do grupo Lunelli, Made By You e Linhas Círculo, são alguns dos destaques do mês que valorizam o #produzidonobrasil e trabalham com fibras que estão de acordo com o princípio da sustentabilidade.
"Chegar à marca de 390 parceiros em um ano que o mundo parou por conta de uma pandemia é uma grande vitória para o Movimento Sou de Algodão. Quem está aderindo ao nosso trabalho é quem busca criar um futuro mais consciente e responsável. Nossa fibra é exemplo para o mundo e o engajamento dessas marcas reforça a potência do algodão brasileiro", afirma Milton Garbugio, produtor e presidente da Associação Brasileira dos Produtos de Algodão (Abrapa).
Presente em diversos segmentos, da decoração à moda, o algodão traz uma série de vantagens para o público. Além disso, por se tratar de uma matéria-prima natural, resulta em tecidos extremamente confortáveis, mais versáteis e resistentes, carregando propriedades que conversam com os desejos de moda mais conscientes do consumidor atual.
Em comum, todas essas marcas trabalham seguindo os valores defendidos pelo Movimento Sou de Algodão, e não apenas no discurso, mas na prática diária. É necessário valorizar empresas que tenham a sustentabilidade como valor inegociável, ou seja, quem produz com respeito à natureza, aos trabalhadores e aos consumidores.
"A parceria é uma troca: as marcas fortalecem o Movimento, contribuindo com a sua divulgação, e o Movimento fortalece as marcas, mostrando aos consumidores que ele está comprando um produto natural, confortável e leve, que colabora para uma jornada do produto ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente responsável", afirma.
Entre as marcas que aderiram ao Movimento Sou de Algodão no último bimestre destacam-se:
Homewear
Ni Na Store; Por Mim Pijamas.
Moda Masculina
3R Básico; Acesso Rouparia Escolar; Bad Horse; Braúna; Burg Company; Camisaria Sótão; Catucci Denim; Da Vinci Print; Enila Brand; Fico Surfwear; Funny T-Shirts; Hangar 33; Holyness Clothing; Jana Jô; Joe Remo; Krucata; Motiro; Owsty Company; Terruá.
Moda Feminina
3 Jolie; Atômica Jeans; Blu; Carlota Store; Conterre; Dolce Me; Ecolife Jeans; Estudio Traça; Fabiana Ferrer; Francesca Loungewear; Lez a Lez; Lunender; Motiro; Nadruz; NB Store; Reptília; Stolfo Denim.
Moda Íntima
Donníssima; Libertari.
Moda Infantil e Juvenil
12 Gomos; Alakazoo; Artigo Kids; Astrodino; Baby Gu; BB Atemporal; BGR; Boca Grande; Chico Bolacha; Chilique da Mamãe; Davini; Glinny; Magia Doce; Mini Roupinea; Moda Neném; Nous Baby; Petit Filippa; Tepee; ZAM Baby Store; Zigalu.
Serviço
Ateliê Xibé
Acessório e Artesanato
Ana Entrelinhas Ateliê; Bossa Dream; Dona Velita; Jhully Saboaria; Paloma Bragança; Retalho Carioca; Salsa.
Fiação
Cocamar; Linhas Círculo; Tramo.
Moda Casa e Decoração
Lavive; Muug; Pui Kids; Reveste Design.
Tecelagem
Renauxview; Teray Têxtil.
Malharia
Lunelli Têxtil.
Sobre Sou de Algodão
É um movimento único no Brasil que nasceu em 2016 para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia do algodão, dialoga com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos, representando 36% de toda a produção mundial de algodão sustentável.
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