Voltar

Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa com as principais notícias do mundo do algodão

23 de Outubro de 2020

ALGODÃO PELO MUNDO #41


Algodão em NY - Esta semana começou com boas notícias sobre o PIB da China e dados positivos sobre a economia dos EUA. Isso, somado à convicção de muitos agentes de mercado de que a safra americana será pior que o divulgado, foi fundamental para que a barreira dos 70 cents fosse rompida pela primeira vez após o início da pandemia. O contrato dez/20 em NY fechou ontem a 71,94 U$c/lp, com alta de 3,9% nos últimos 7 dias.


Altistas - China acelera recuperação e cresce 4,9% no terceiro trimestre. Primeiro país a entrar e primeiro a sair da crise do COVID-19, a economia Chinesa mostra força.


Altistas 2 - Um grande banco de investimento dos EUA divulgou ontem um relatório sugerindo que um "boom de commodities" está acontecendo. O banco analisa dois fatores fundamentais para o atual boom: 1) os trilhões de dólares de estímulo injetados pelos governos mundo a fora e 2) o crescimento da demanda à medida que as economias se recuperam do COVID-19.


Safra EUA – As condições das lavouras dos EUA, para a semana encerrada em 19/out, pioraram. O percentual de lavouras classificadas como boas a excelentes foi reduzio em 3 pontos, chegando a 67%.  A colheita chegou a 34% e na próxima semana deve atingir 50%.


China - Centenas de altos membros do Partido Comunista Chinês se reunirão de 26 a 29 de outubro em plenária a portas fechadas para revisar e aprovar um amplo pacote de metas e estratégias para a segunda maior economia do mundo durante os próximos cinco anos, que terminam em 2025.


Turquia - A semana foi novamente calma para o algodão importado. As fábricas continuam focando no algodão doméstico, mas mesmo assim, com poucos volumes. A atenção ficou com o câmbio. O Banco Central Turco ontem anunciou que a taxa de juros ficaria inalterada, o que levou a uma desvalorização da moeda a um nível de 7.97 TRY/USD, mínimo histórico.


Austrália - O plantio de algodão na Austrália avança em melhores condições de água comparado à mesma época da última safra. O plantio no país termina em novembro. Os preços internos ainda não foram afetados pelas tensões entre o país e a China.


Cotton Brazil – Em reunião com os Embaixadores do Brasil no Paquistão Olyntho Vieira e em Singapura Eugênia Barthelmess, diplomatas, ANEA e Apex Brasil e lideranças da Abrapa discutiram estratégias para aumentar a participação do algodão Brasileiro no Paquistão.


Paquistão - O Paquistão é o 5º maior importador de algodão global, com previsão de importar 830 mil toneladas este ano.


Índia - Esta madrugada lideranças da Abrapa e da Anea se reuniram com os principais empresários das duas principais entidades da indústria têxtil da Índia (CITI e ICAL) via videoconferência. Esta ação faz parte do plano de promover o algodão brasileiro neste importante mercado.


Beneficiamento - A Abrapa informou o progresso do beneficiamento da safra 2019/20 de algodão no Brasil até ontem: Mato Grosso: 67%; Bahia: 84%; Goiás: 83%; Minas Gerais: 80%; Mato Grosso do Sul: 100%; Maranhão: 51%; Piauí: 92%; São Paulo: 100%; Tocantins: 84% e Paraná: 100%. Média Brasil: 72% beneficiado


Exportações - O ritmo das exportações caiu um pouco na terceira semana de outubro, com 34,5 mil toneladas exportadas na semana.  O total acumulado nas três primeiras semanas até aqui foi 116,7 mil toneladas.  Ano passado em outubro foram exportadas 288 mil toneladas.


Preços - A tabela abaixo ⬇ mostra os últimos movimentos de preços, índices e câmbio que impactam o mercado de algodão.


WhatsApp Image 2020-10-23 at 10.56.13.jpeg

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter