Voltar

SBRHVI

19 de Abril de 2018

A colheita da safra 2017/2018 está prestes a começar. Para esse ciclo, são esperadas em torno de dois milhões de toneladas de pluma. Os laboratórios de análise de fibra já estão preparados para a classificação, principalmente, os que atendem os estados de São Paulo, Bahia, Mato Grosso do Sul e Piauí, que devem ser os primeiros a colocar as colheitadeiras em campo.

Nos três pilares que fundamentam o programa Standard Brasil HVI (SBRHVI), que são o CBRA, a orientação aos laboratórios que atendem aos produtores e o Banco de Dados da Qualidade, todo um trabalho foi realizado antes da safra, para garantir resultados confiáveis na classificação da pluma brasileira.

Essa preparação, coordenada pela Abrapa através do SBRHVI, só terá êxito se produtores e usinas de beneficiamento fizerem a sua parte, enviando aos laboratórios somente amostras dentro dos padrões especificados pela Instrução Normativa de Número 24 (IN24), publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

No Brasil, a IN24 definiu que as amostras têm de ter 150 gramas. Esse é o tamanho mínimo necessário a classificação por HVI. O padrão internacional é de oito onças, aproximadamente, 230 gramas.

Com a criação do CBRA, em dezembro de 2016, a conscientização para o cumprimento do padrão da amostra se tornou fundamental. No Brasil, ao contrário de países como os Estados Unidos, onde a fiscalização acontece, inclusive, no momento de retirada da amostra na usina, o atendimento à norma é de responsabilidade de cada produtor/usina.


Importância das dimensões


O tamanho e a espessura das amostras são muito importantes na análise de classificação tecnológica (HVI). Um exemplo disso é o color grade, a análise da cor do algodão. Essa etapa envolve o grau de reflexão (Rd) e o índice de amarelamento (+b). Para realizá-la, a amostra é colocada sobre uma placa, e as fibras serão expostas à luz. Se o algodão não preencher totalmente os espaços dessa placa, o colorímetro fará uma leitura incorreta.


Manuseio

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter