Voltar

Amipa apresenta sua nova sede em Uberlândia

30 de Março de 2017

Uma estrutura de primeiro mundo. Esse é o melhor conceito para definir o novo prédio que abriga a sede da Associação Mineira dos Produtores de Algodão – Amipa, em Uberlândia, Minas Gerais. A obra custou cerca de R$ 9 milhões, tem mais de 2.500 m² de área construída em um terreno de 6.000 m², localizado na rua Francisco Cândido Xavier, 50, no bairro Alto Umuarama II, zona Leste da cidade. A construção abriga centro administrativo, auditórios, museu e dois laboratórios de analise e pesquisa – Minas Cotton e Biofábrica -, entre outras instalações, e foi projetada e erguida seguindo um conjunto de medidas que visam a sustentabilidade da edificação, tais como, ventilação cruzada, reuso de água e eficiência energética, por meio de células fotovoltaicas.


Ocupada desde o ano passado – antes a filial funcionava na cidade em imóvel alugado -, a nova sede da Amipa em Uberlândia será inaugurada oficialmente no próximo dia 30 de março, em evento programado para as 20 horas e que terá a presença de autoridades, associados, entre outros convidados.


A modernidade e características sustentáveis do novo prédio renderam à Amipa e ao arquiteto autor do projeto arquitetônico, Luiz Márcio, da Destra Arquitetura, o 1º lugar na categoria Projeto Comercial e Predial, na 10ª edição do Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa promovido pela Flex Eventos, em São Paulo, em outubro de 2013, quando a obra estava ainda em construção. O prêmio é o mais importante na área da arquitetura para edifícios corporativos da América Latina.


A construção de uma sede própria para abrigar a filial da Amipa em Uberlândia era um desejo antigo da diretoria da associação. Os primeiros passos para essa conquista começaram ainda em meados de 2012, quando a então diretoria representada pelos senhores Ângelo Dias Munari, presidente, Inácio Carlos Urban vice-presidente e Lício Augusto Pena de Sairre, diretor executivo, conseguiram junto ao prefeito da época, Odelmo Leão, a doação da área de 6.000 m² na zona leste da cidade, onde em janeiro de 2016 foi concluída a obra. Naquele mesmo mês, no mandato de Munari, a Amipa se transferiu para o novo prédio onde iniciaram as atividades de ambos os laboratórios na nova edificação, gerando pesquisas, desenvolvimento e empregos. Agora no fim de março, ocorre a inauguração oficial da nova sede. Cabe destacar que a realização da obra contou com o apoio do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).


A nova filial da Amipa em Uberlândia possui 2.507 m² de construção, erguida em dois pavimentos, e abriga o centro administrativo, auditórios com capacidade para 90 lugares, duas filiais tecnológicas (um laboratório de análise de fibras de algodão e outro de controle biológico de pragas), museu, área de descompressão, salas de reuniões, ambientes administrativos entre outras dependências. Essa estrutura é servida por um estacionamento para mais de 70 veículos. No local, trabalham diariamente cerca de 25 funcionários, incluindo 21 apenas na Biofábrica. Em período de safra, o número sobe em cerca de 40 trabalhadores, principalmente por conta do aumento das atividades no laboratório Minas Cotton, que é considerado um dos mais modernos e precisos do mundo em análise de fibras do algodão.


Nova sede da Amipa tem estrutura futurística


Assinado pelo arquiteto Luiz Márcio Carvalho, o projeto da nova sede da Associação Mineira dos Produtores de Algodão - Amipa recebeu pelo maior número de votos em sua categoria o primeiro lugar no Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa, realizado pela Flex Eventos em São Paulo. Uma conquista resultante da união entre a associação e o autor do projeto.


Com 2.507 metros quadrados, a nova sede foi concebida para abrigar o também premiado laboratório Minas Cotton da associação, que classifica a fibra do algodão e certifica os produtores para comercialização no mercado nacional e internacional. Com espaços interativos, como o museu do algodão, e oficina de treinamentos para trabalhadores da cotonicultura os espaços se complementam para a valorização dos associados produtores do estado mineiro.


O local da construção fica em um importante eixo comercial da Zona Leste de Uberlândia, com acessos facilitados – incluindo as BRs 050 e 365 - e proximidade ao aeroporto da cidade proporcionando comodidade a todos que fazem uso das instalações. A nova sede conta ainda com o museu do algodão, um espaço para interação com a sociedade, aberto para que estudantes e a população possam conhecer a história do algodão e seus processos de produção.


O produto símbolo da associação, o algodão, é traduzido na fachada da construção por cores e formas que criam a identidade visual da edificação. O prédio apresenta ainda sustentabilidade prática com reuso de águas pluviais, otimização de iluminação natural e ventilação cruzada proporcionando em todos os ambientes uma atmosfera agradável de conforto climático e uso racional de energia, com apoio de células fotovoltaicas (em fase de instalação).

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter