Realizado no último dia 15 de maio, no município de Itaí (SP), o São Paulo Cotton Day foi uma iniciativa da Associação Paulista dos Produtores de Algodão (APPA) para fortalecer o elo entre os diferentes agentes da cotonicultura paulista, promovendo a troca de conhecimento, o estímulo à inovação e a valorização do produtor local.
O evento recebeu cerca de 650 pessoas e destacou o interesse crescente pela cultura do algodão e o engajamento com os desafios e oportunidades do setor. Participaram produtores, estudantes, técnicos, expositores e entidades do agronegócio e representantes do poder público. Com um conteúdo técnico de alto nível, a programação contou com aproximadamente 10 horas de atividades, que incluíram quatro palestras técnicas, uma mesa redonda, visitação às áreas demonstrativas de experimentos e a presença de mais de 20 marcas parceiras e expositoras, apresentando inovações e soluções para o setor.
Para a Marcela Wehrle, Diretora Executiva da APPA, o São Paulo Cotton Day proporcionou uma valiosa troca de informações sobre a cotonicultura no estado e abordou novas tecnologias, cultivares e conhecimentos relevantes para o setor. “Como nova Diretora Executiva da APPA, fiquei impressionada com a dimensão e a organização do evento. Os temas escolhidos para as palestras foram excelentes e se complementaram de forma estratégica, oferecendo uma visão ampla sobre a importância da produção de algodão tanto no estado quanto no país”, afirmou Marcela.
O evento contou com a participação do diretor executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Márcio Portocarrero, do diretor de projetos do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), Adilson Ferreira dos Santos e do gerente do Cotton Brazil, Fernando Rati, além de representantes das associações estaduais.
“A realização do São Paulo Cotton Day é muito importante para reforçar a importância do algodão em um estado que trabalha em todos os níveis da cadeia, se destacando desde a produção até a exportação”, destacou Marcio Portocarrero.
Ao encerrar o evento, a APPA agradeceu a todos os envolvidos — marcas parceiras, palestrantes, produtores e participantes — e reforçou o compromisso com o desenvolvimento contínuo da cotonicultura paulista.