Ícone do site ABRAPA

Guerra comercial entre EUA e China seguem gerando incertezas no mercado global

A situação comercial entre Estados Unidos e China segue gerando incertezas no mercado global. Enquanto Pequim aguarda que o país norte-americano mostre “respeito” para, quem sabe, iniciar algum diálogo, do outro lado se espera um contato para iniciar as negociações.

As informações constam no Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa desta sexta-feira (18).

Confira os destaques trazidos pelo Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa:

Algodão em NY – O contrato Jul/25 fechou nesta quinta 17/abr cotado a 66,30 U$c/lp (-1,0% vs. 10/abr). O contrato Dez/25 fechou em 67,86 U$c/lp (-0,6% vs. 10/abr).

Basis Ásia – Basis médio do algodão brasileiro posto Leste da Ásia: 913 pts para embarque Abr/Mai-25 (Middling 1-1/8″ (31-3-36), fonte Cotlook 17/abr/25).

Altistas 1 – Após semanas de forte reação a notícias caóticas sobre o tarifaço e tensões geopolíticas, o mercado de algodão parece ter retomado o foco nos fundamentos.

Altistas 2 – O bom volume de vendas para exportação desta semana e as previsões de clima seco em regiões-chave dos EUA deram suporte ao mercado.

Baixistas 1 – Os mercados de ações recuaram após o presidente do Federal Reserve dos EUA afirmar que as tarifas foram maiores do que o esperado, o que pode resultar em mais inflação, aumento do desemprego e crescimento mais lento.

Baixistas 2 – A demanda global por algodão segue abaixo do esperado, mesmo com preços mais baixos.

EUA – Segundo o USDA, 5% da área já foi plantada nos EUA, abaixo dos 8% da média de 5 anos. Chuvas no Delta e Sudeste atrasam plantio.

China 1 – O plantio de algodão em Xinjiang alcançou mais de 62% da área plantada prevista na semana passada, informou a Beijing Cotton Outlook (BCO). É um aumento de 48 pontos percentuais em relação à semana anterior.

China 2 – O governo chinês reduziu em 200 mil tons as estimativas tanto para importação quanto para consumo de algodão no ano 2024/25, ficando em 1,5 milhão tons e 7,6 milhões tons respectivamente.

China 3 – A Associação de Algodão da China prevê área plantada de 2,95 milhões de hectares para 2025/26, sendo 92% em Xinjiang.

Tarifaço – Alguns países taxados pelos EUA cogitam ampliar a compra de pluma norte-americana para melhorar relações com a Casa Branca. É o caso da Indonésia e do Paquistão. A Indonésia tem nos EUA o cliente de 40% de sua exportação de têxteis e roupas.

Agenda – Mercado fechado hoje devido ao feriado da Sexta-feira Santa.

Brasil – Exportações – As exportações brasileiras de algodão somaram 103,9 mil tons nas duas primeiras semanas de abril. A média diária de embarque é 5,2% superior que a registrada no mesmo mês de 2024.

Sair da versão mobile