Capulhos de algodão decoraram e embelezaram uma das passarelas da 56ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW), que encerra nesse domingo (12/11). Um desfile idealizado pelo movimento “Sou de Algodão” celebrou os 150 anos de criação do icônico jeans. O clássico do guarda-roupa é produzido com o denim, tecido que tem o algodão como seu principal componente. Nove estilistas se juntaram para confeccionar 40 peças de roupas feitas a partir de jeans reciclado e doado por empresas têxteis, entre tecelagens, fiações, malharias e confecções. As peças fazem parte de uma coleção que teve direção artística de grandes nomes da moda, como Paulo Borges, idealizador do SPFW.Nos bastidores, o desfile destacou a sustentabilidade no agro, especialmente na cadeia do algodão, já que 84% da produção da pluma brasileira conta com certificação socioambiental, além de ter ferramentas de rastreabilidade em que o consumidor pode acompanhar a jornada da produção.
Rastreabilidade “tá na moda” A marca baiana Dendezeiros foi a escolhida pela “Sou de Algodão” para ter duas peças rastreáveis no desfile, desde a origem da fibra, com certificação ABR (Algodão Brasileiro Responsável), até o varejo. Por meio do programa SouABR, o consumidor tem acesso às etapas de produção da roupa e às certificações do fio, tecido, corte e costura a partir de um QR code localizado na etiqueta das peças. “Com o QR code, o consumidor pode conferir a rastreabilidade do corte dessas criações e da costura, e as certificações do fio e das fazendas que estão envolvidas no processo de confecção. Tudo isso está disponível em ‘mobile’, ou seja, é uma experiência fácil de ser acessada”Silmara Ferraresi , diretora de Relações Institucionais na Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e gestora do Movimento Sou de Algodão.
Duas peças criadas pela Dedezeiros contam com rastreabilidade por meio do programa “SouABR” — Foto: Zé Takahashi/Sou de Algodão
Este foi o segundo ano de desfile do “Sou de Algodão”, mas a parceria do movimento com o São Paulo Fashion Week vem desde 2016. Para Alexandre Schenkel, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), o desfile foi uma oportunidade para aproximar a cadeia da pluma do consumidor final e do público do setor têxtil.
“Para nós, foi importante mostrar as características do algodão para o público do SPFW. Também mostramos que respeitamos o consumidor final com um produto de qualidade, que é produzido 100% aqui no Brasil, com uma produção sustentável, rastreada e certificada desde a origem”, destacou Schenkel. “É muito bonito ver o resultado final desse desfile e ver a ‘turma da moda’ entregando essa ‘colheita'”, acrescentou.
Com uma demanda cada vez maior por sustentabilidade na cadeia produtiva, o Brasil, que hoje é o quinto maior produtor mundial de denim, pode se destacar ainda mais se impulsionar a transparência na produção da pluma, avaliou o dirigente.
Por Denise Saueressig e Julia Maciel — São Paulo
Acesso em: Sabia que o jeans é feito de algodão? Pluma é destaque no SPFW (globo.com)